terça-feira, 8 de setembro de 2009

É bom ser brasileiro

O Dia da Independência passou sem maiores manifestações sobre a grandeza do Brasil, exceto pelo anúncio da compra de material bélico da França. Espero que me convidem pra dar uma voltinha no submarino nuclear quandoa estiver pronto hehehe. Precisamos de algo grande (isso, pré-sal, vaga no Conselho de Segurança, crescimento do PIB...) para recuperar a auto-estima do brasileiro.
Geralmente eu escuto muito mais críticas do que manifestações de orgulho do nosso país. Então pensei em listar alguns tópicos sobre os quais eu venho refletindo e já usei algumas vezes pra conter os mais pessimistas:
1. Saúde pública - Deve dar pra contar nos dedos quantos países tem um sistema universal de saúde como o nosso SUS. Tem falhas, é verdade: se demora para conseguir certas consultas, as cirurgias demoram, alguns médicos são ruins. Mas por outro lado, banca tratamento de fertilidade e transplante pra quem precisa. Já assistiram à série Plantão Médico? Vejam o que acontece com quem não pode pagar nos Estados Unidos...
2. Em se plantando, tudo dá - Foi a frase mais genial já dita por um português. A diversidade de frutas no Brasil é fantástica, da maçã ao cupuaçu. Esse último aliás é tão bom que os japoneses registraram como marca(!), mas os tribunais internacionais determinaram que o registro fosse cancelado. Temos uma das maiores criações de aves e gado do mundo (e de qualidade!). Legumes e verduras são abundantes. Na Europa vendem banana por unidade e o tomate vem numa caixinha com três unidades (e se não me engano custa o equivalente a uns cinco reais).
3. Água! - Temos as maiores reservas mundiais de água doce do planeta. Nossos rios tem potencial fantástico para gerar energia (Itaipu continua sendo a maior usina do mundo em potencial energético) e só não estão melhores devido ao mau uso. É uma questão de fazermos nossa parte, poluindo menos e cobrando o bom gerenciamento das nossas águas.
4. Fauna e flora - é tanta coisa que nem sei por onde começar... a caatinga por exemplo só existe no Brasil. Se você acha feio, se informe melhor: tem pesquisas sobre o uso medicinal das plantas existentes por lá.
5. Povo trabalhador - Eu realmente acredito que a maioria do brasileiro trabalha. Gente que acorda cedo e tem dois empregos pra manter a família. Olhe em volta que vai achar vários exemplos.
Ainda tem muito pra ser feito, mas o potencial está aí. Patriotismo é cada um que faz também. Não temos ainda os governantes que gostaríamos? E será que fazemos também a nossa parte, cobrando nossos direitos e principalmente CUMPRINDO NOSSOS DEVERES? Pensem nisso até o próximo Sete de Setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário