terça-feira, 2 de junho de 2009

Viagem ao Oriente Médio

Pra viajar nem sempre é preciso sair de casa, ou melhor, é preciso andar um pouquinho, passar na locadora e voltar. Era isso que o clima de Porto Alegre, com chuva e temperatura abaixo dos 10°C, pedia nesse fim de semana.
E lá fui eu para o Oriente Médio em cima dos dvd's voadores... O primeiro filme foi o "Zohan, um agente bom de corte", com o Adam Sandler. Quase um besteirol, em que um super agente israelense se finge de morto pra ir pros Estados Unidos trabalhar como cabeleireiro. Mas por trás de uma certa escatologia tem piadas muito engraçadas sobre as relações árabe-israelenses, que exige que o espectador tenha o hábito de acompanhar um pouco os noticiários.
O segundo é totalmente diferente, mas na mesma região geográfica: Persépolis é um desenho animado que conta a história moderna do Irã. Tudo acontece pelos olhos de uma menina duns 8 anos, que vai crescendo e se defrontando com novas e não menos problemáticas realidades do seu país.
Não é dramalhão, nem comédia e consegue contar a história de uma forma sensível. Faz pensar mas não tira o sono depois nem provoca depressão profunda hehehe. Não tem como ficar indiferente às reflexões sobre a imposição das normas religiosas na vida dos iranianos, como a proibição de um homem e uma mulher que não sejam casados circularem juntos em público, mesmo que nem estejam se tocando. Então como se vai namorar alguém? Veja o filme...

Nenhum comentário:

Postar um comentário