terça-feira, 26 de outubro de 2010

Pela hora da morte

Uma das figuras mais famosas da Argentina foi a primeira dama Eva Duarte Perón, conhecida como a mãe dos descamisados. Morreu em 1952, de câncer, mas só foi enterrada no cemitério da Recoleta na decada de 70. Curioso como ela se tornou o maior atrativo do cemitério mais chique de Buenos Aires, porque o mausoléu da família dela é dos mais simples. Tem outros muito mais sofisticados.
Eu gastei umas duas horas passeando no cemitério. É bacana ver os nomes nos mausoléus e compara-los com o das ruas no mapa, porque diversos personagens históricos estão enterrados lá. Enterrado aliás não é bem a palavra certa... Os mausoléus geralmente tem uma espécie de porão onde os caixões são colocados. Parece uma coisa meio vampiresca, eu nunca tinha visto nada igual.

Antes que alguém pergunte, não exala cheiro forte. Em parte porque a maioria já está lá há muito tempo, mas também porque os corpos são embalsamados. Ainda enterram gente na Recoleta, é só estar disposto a desembolsar uns 22 mil dólares por um "loft" para passar a eternidade. Uma amiga que está morando na cidade ouviu que tem gente que paga para fazer um enterro fake na Recoleta: convida todo mundo, faz todos atos fúnebres e depois move o corpo pra outro lugar.
Eu não pude deixar de notar que a maioria dos túmulos foi feita com mais capricho que muito apartamento em Porto Alegre. Fiquei imaginando o movimento sem teto fazendo a festa no local "imóvel antigo, design diferenciado, único dono..." Se eu olhasse essa foto e me oferecessem este imóvel eu nunca ia pensar que era um mausoléu.
Ah, tem um túmulo dum cara chamado Velez Sarsfield, que dá nome a um dos grandes times argentinos. Imaginem a flauta das equipes adversárias com um time que já tem até lápide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário