segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Mais um passeio cultural


Posso não ser das mulheres mais bonitas, mas com certeza sou das mais inteligentes (ou no mínimo esforçada). Meus passeios sempre tem alguma coisa cultural. Desta vez, eu fui na famosa livraria Ateneo em Buenos Aires. Tinha uma estante gigante cheia de livros de Política Internacional, do lado de uma outra só sobre Política da Argentina. Preço dos livros: de 35 a 45 pesos. Como já comentei nos posts anteriores, a cotação é R$1,00 = 2,25. Ou seja, disse pra moça "me dá dos" e levei dois bons livros sobre integração regional.
O problema foi que coloquei os livros na mala e ela foi perdida! Cheguei em Porto Alegre na quinta-feira, mas a Pluna só localizou e entregou a mala no domingo. Eu já estava ficando angustiada, pensando nos livros e também nas roupas que teria que repor, na escova de cabelo... De fato a mala foi aberta. O cadeado com segredo que eu coloquei no bolso maior da mala foi arrancado e a mala chegou na minha casa com um lacre plástico no lugar. Se abriram pra roubar algo, se deram mal: só tinha roupa suja e eu faço questão de roupas de marcas famosas (ainda mais numa viagem em que conforto é o mais importante).
Deixo dicas pra quem viaja: carregar coisas de valor na bagagem de mão e fazer a menor mala possível. Se tiver menos de 7kg e não tiver líquidos acima dos 100ml, aerosóis e objetos perfurocortantes (como pinça, alicate e tesoura), ela pode ir como bagagem de mão. Pouco peso também ajuda a economizar no taxi. Mala pequena te permite ir ao hotel com transporte coletivo. Em Montevidéu, o taxi do aeroporto ao centro custa 950 pesos (algo como 90 reais!), mas tem ônibus e lotação que cobram 29 pesos (ou seja, menos de R$3,00).
Outra sugestão é fazer seguro de viagem, que cobre despesas médicas e te dá um auxílio caso percam tua bagagem. Pode ser útil principalmente quando o extravio acontece na ida, pois eles reembolsam gastos pra pessoa comprar uma muda de roupa pelo menos enquanto a companhia aérea não encontra a mala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário