quarta-feira, 3 de março de 2010

Doenças raras

No último dia 28 foi o Dia Mundial das Doenças Raras, criado para alertar para a existência de milhares de problemas de saúde que as vezes nem os médicos reconhecem. Elas atingem de 6 a 8% da população e a dificuldade do diagnóstico faz os sintomas se agravarem. Além disso os remédios (quando existem) são caros, porque os laboratórios tem poucos compradores para eles.
Aqui em casa a gente está prestes a por fim numa novela que muitas destas pessoas passam. Após um longo tempo passando mal (anos!!!), meu irmão vai fazer o exame para comprovar se é celíaco. A doença, que aparece nesta lista de doenças raras embora não seja tão rara assim, é uma alergia ao glúten (proteína que existe no trigo e outros cereais).
A instrução antes de fazer a biópsia que comprova a alergia é consumir glúten, então minha cunhada e eu levamos o querido pra tomar... SUA ÚLTIMA CERVEJA! Fomos no Bar do Natalício, que além de ter comidas deliciosas e bom serviço fica a apenas uma quadra de casa. Ou seja, se passasse mal na hora era só correr de volta pro apartamento :))))



Vocês devem estar se perguntando:
-Mas o que faz uma pessoa que não pode tomar cerveja?
Bom, é simples: bebe caipirinha, smirnoff ice, keep cooler, vinho, tequila... enfim, sóbrio não morre. E por favor, continuem me convidando para as cervejadas, eu sou saudável :) e bebum...

Para saber mais sobre a doença celíaca, visite o site da ACELBRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário